Histórias Inspiradoras Sobre Corrida: Iranildo Anastácio

Iranildo Anastácio
Iranildo Anastácio
0:00 / 0:00

*Texto extraído do portal Unimed Fortaleza e adaptado para o iLoveCorrida*

Persistência é a característica que melhor representa um corredor. Enfrentar desafios faz parte do dia a dia da maioria dos atletas. Por outro lado, para alguns, a jornada vai além do esporte – é uma batalha contra o próprio destino.

Na fila para receber a medalha da 10ª Corrida Unimed Fortaleza, Iranildo Anastácio, de 40 anos, era um dos mais esperados pelos participantes. Ele completou os 5 quilômetros do percurso em 40 minutos, contando apenas com uma perna e o auxílio de muletas. Sua determinação rendeu não só a conquista da prova, mas também inúmeras palavras de incentivo e admiração por sua impressionante superação.

Hoje, começa a nossa jornada de trazer Histórias Inspiradoras Sobre Corrida e hoje, vamos contar a história de Iranildo Anastácio que, diante de um desafio que para muitos, não há mais chance de viver, ele mostrou o contrário e fez da sua batalha uma vitória. Acompanhe! 

Como aconteceu

Em 2008, Iranildo perdeu a perna direita em um acidente de trânsito. Apesar do desafio, ele nunca perdeu a motivação e encontrou no esporte uma razão para seguir em frente. Durante esse período difícil, buscou na fé a força necessária para superar as adversidades.

Os médicos ficavam surpresos com a minha força de vontade, eu sempre acreditei que ia sair daquela situação. Tive várias complicações, mas tinha certeza que ia conseguir?, conta emocionado.”

O esporte

Assim como em qualquer situação, até mesmo um desafio pode trazer novas oportunidades. O acidente acabou transformando a vida de Iranildo de uma maneira inesperada. 

“Antes do acidente eu não praticava esporte, eu descobri essa força dentro de mim depois, foi aí que a minha vida mudou. Antes, eu era completamente sedentário?”, relata o atleta.

O que o motivou

Durante a corrida, o apoio dos outros participantes é o que motiva Iranildo a continuar e a superar seus próprios limites. Essa energia, no entanto, não foi apenas recebida – ele também se tornou uma inspiração para todos ao seu redor.

“Muitos corredores estavam quase desistindo, mas quando me viram correndo e buscando concluir a prova, eles voltaram a correr. Eles diziam que iam correr por mim. Esse estímulo é muito importante, pois mostra que eu os motivo também”, afirmou.

A 10ª Corrida Unimed Fortaleza foi apenas a segunda competição da qual o atleta participou, mas ele já garantiu que descobriu uma nova paixão pelas pistas.

“Agora quero focar nas corridas, essa sensação de liberdade é maravilhosa. A corrida da Unimed Fortaleza foi muito especial, eu consegui melhorar muito meu tempo e isso me instiga a continuar. Tenho fome de medalhas”, conclui.

O que ele espera do futuro

Com ainda mais confiança e sem intenção de desistir, o corredor deixa um conselho para aqueles que ainda não conseguiram abandonar o sedentarismo.

“Se você tem um sonho, corra atrás dele, e se no caminho aparecerem obstáculos, faça deles pontes, e não muros. Toda mudança começa aos poucos, o importante é sair do comodismo e, claro, lutar bastante para ser cada dia mais saudável e feliz”, finalizou.

Gostou da nossa primeira seção de Histórias Inspiradoras Sobre Corrida? Não deixe de nos acompanhar para conferir as próximas e esperamos de muitas delas se tornem uma lição valiosa para você. 

Conteúdos Relacionado